Desta vez venho com um assunto que todos já deveriam saber, em relação ás trocas de câmaras de ar, quando se deparam com um furo.
Deixo então uma pequena introdução ás câmaras de ar:
Existem vários tipos de câmaras-de-ar e, por isso, é importante que adquira sempre câmaras-de-ar adequadas à sua bicicleta e à sua utilização. Se for apenas uma utilização ocasional e de lazer, não deverá estar muito preocupado, mas convém considerar a durabilidade e protecção contra furos. Se for para uma utilização competitiva de estrada o peso já será um factor importante, podendo até sobrepor-se à resistência contra furos. Se pretende fazer Downhill, então a prioridade máxima é a resistência aos furos.
Escolher o tamanho da câmara-de-ar
É imperativo que substitua a sua câmara-de-ar por outra que seja do mesmo tamanho de acordo com o diâmetro e largura do pneu. O tamanho, regra geral, está escrito na parte lateral do pneu para facilidade de referência. As câmaras-de-ar estarão tipicamente referenciadas por diâmetro e largura da roda, por exemplo 26x1.95-2.125”, indicará uma câmara-de-ar para um penu roda 26 com uma largura compreendida entre 1.95 e 2.125 polegadas. Outro exemplo será o das rodas de estrada com as medidas 700x18-23c, onde o 700 é o diâmetro da roda, com uma largura compreendida entre os 18 e os 23 milímetros.
Butyl ou Latex?
A borracha Butyl é o standard no que toca a câmaras-de-ar de substituição, oferecendo um produto barato e disponível na necessidade de troca. Contudo existem também câmaras mais caras, feitas em látex.
Uma câmara-de-ar em látex oferece uma manobrabilidade ligeiramente superior, uma vez que é mais flexível do que as opções em Butyl, permitindo que se adaptem melhor aos pneus, moldando a sua forma nas curvas ou com impactos. Tendo uma parede exterior mais fina são também mais leves.
Apesar destas vantagens é importante saber que também há algumas desvantagens. O látex pode reagir mal com alguns óleos ou lubrificantes, o que exige algum cuidado. Para além disso são mais permeáveis, o que quer dizer que perdem ar mais facilmente que as câmaras de Butyl, e, consequentemente, tem de ser enchidas de uma forma mais regular.
Tipos de válvulas

Presta – São encontradas em câmaras-de-ar de alta pressão, como por exemplo em bicicletas de estrada.

Mas podemos também alterar o tipo de válvula, através de um adaptador como o da imagem, que permite transformar a válvula presta, em schraeder, que é o tipo de válvulas mais comuns.
Comprimento da válvula
As câmaras “presta” podem ter vários comprimentos dependendo da profundidade da jante. Assegure-se sempre que as válvulas das câmaras-de-ar que compra têm sempre o comprimento necessário para que seja possível encaixar a bomba de ar depois de estarem introduzidas. Existem extensões de válvulas que podem ser adquiridos e que podem ser benéficas de ter em situações de emergência na eventualidade de não ter uma câmara suplente e ter de pedir uma a um companheiro.
Câmara-de-ar com liquido selante

Então o que este liquido vai permitir, é que o ar saia do interior da camara, utilizando particulas que o constituem.
Deste modo podemos evitar com mais frequência os furos, e a posterior troca por uma nova câmara-de-ar.
Troca de Câmara-de-ar
Espero que este meu novo post o tenha ajudado a tirar mais algumas dúvidas em como fazer a manutenção da sua bicicleta, e até um próximo capitulo.
Cumprimentos e Boas pedaladas.
Fontes*
http://www.movefree.pt/pt/articles/camara-de-ar410/camara-de-ar
http://www.euvoudebike.com/2010/08/como-trocar-o-pneu-furado-da-bicicleta/
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